segunda-feira, 20 de outubro de 2014
O Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, é uma data para chamar atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. Outro dado da IOF revela que de cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose; e deste número, um em cada cinco, recebe algum tipo de tratamento.
Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa, são os que mais sofrem da osteoporose. Além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.
Problema Silencioso
A osteoporose é um problema silencioso, assintomático, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.
sábado, 18 de outubro de 2014
Dia Nacional de Combate a Sífilis
Comemorado todo terceiro sábado do mês de outubro, o Dia Nacional de Combate à Sífilis será celebrado no dia 18
A sífilis é uma doença infectocontagiosa de transmissão sexual, vertical (da mãe para o filho) e sanguínea, sendo a transmissão sexual a forma mais predominante.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estima que ocorram 460.000 casos de sífilis gestacional por ano nos países da América Latina e Caribe. No Brasil, foram estimados 28.500 casos em gestantes, uma média de 5,8 casos por 1.000 nascidos vivos, em 2012, com prevalência estimada na ordem de 0,85%. De 2000 a 2013 foram notificados 75.683 casos.
O Governo Federal trabalha a prevenção à sífilis com o Pacto pela Saúde em ações na atenção básica e na vigilância em saúde. Essas ações incluem a implementação da triagem na gestação, a utilização de testes rápidos para sífilis durante o pré-natal e a criação de comitês de investigação de transmissão vertical da sífilis e do HIV. De janeiro a julho de 2014, foram distribuídos 1.774.125 testes rápidos para sífilis; destes, 737.370 foram enviados para a Rede Cegonha.
O Dia Nacional de Combate à Sífilis é comemorado todo terceiro sábado do mês de outubro. Este ano, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, em parceria com a Sociedade Brasileira de DST, lembra da importância da realização do teste para diagnosticar a sífilis, principalmente em mulheres grávidas no primeiro e no último trimestre da gestação, e no parto. Também orienta sobre o manejo dos(as) parceiros(as) sexuais e sobre o tratamento prioritário com penicilina como métodos para prevenir a transmissão da sífilis.
Dia do Médico
O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro. Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Médicos podem ser generalistas, ou seja, não terem se especializado em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma área, como endocrinologia, medicina estética, cardiologia e etc.
Nosso sincero agradecimento de quem sabe que, sem vocês, nossa vida não seria tão feliz. Feliz dia do médico!
terça-feira, 7 de outubro de 2014
O que é o exame preventivo?
EXAME PREVENTIVO
É a coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio. Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos devem fazer o exame preventivo. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo.Quais os cuidados para a realização do exame preventivo?
Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de saúde.O exame dói?
O exame é simples e rápido. Pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo. No entanto, esse desconforto diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for feito com delicadeza e boa técnica.O que fazer após o exame?
A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame - ambulatório, posto de saúde ou centro de saúde mais próximo - na data marcada para saber do resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado.E se o resultado der alguma alteração?
O médico deverá encaminhar a mulher para a realização de outro exame mais detalhado. Caso seja necessário, será feito um tratamento.Com que freqüência deve ser feito o preventivo?
Caso o exame não tenha apresentado qualquer alteração, a mulher deve fazer o preventivo no ano seguinte. Se novamente não houver alteração, o exame poderá ser realizado de três em três anos.Câncer de Colo do Útero
Câncer de colo de útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.
Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada NIC (neoplasiaintraepitelial cervical), que pode ser classificadaem graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.
Embora sua incidência esteja diminuindo, o câncer de colo de útero ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres e levam a óbito no Brasil.
Felizmente, as estatísticas estão mostrando que 44% dos casos diagnosticados no País são de lesão in situ precursora do câncer, que ainda está restrita ao colo e não desenvolveu características de malignidade. Nessa fase, a doença pode ser curada na quase totalidade dos casos.
Causas:
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
Prevenção:
A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. Vacinar-se contra o HPV também é uma medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis são a bivalente e a quadrivalente.
Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e câncer no colo de útero estimula a participação da população, empresas e entidades.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Doar faz bem!!!
Doação de cabelo!
A Clínica da Família Rodolpho Rocco está promovendo uma campanha de incentivo a mulheres para doação cabelo para ONG's especializadas em confeccionar perucas para pessoas em tratamento de câncer. Durante toda campanha Outubro Rosa.
Receberemos o apoio do paciente de nossa unidade Charles que é proprietário de um salão de beleza conceituado no território da clínica que durante todo mês de outubro estará disponibilizando o corte para os doadores. As pessoas que doarem receberam um corte moderno a seu gosto.
Quem quiser participar dessa ação que trará sorriso à diversas pessoas,basta se direcionar a administração da clínica para pegar o voucher.
Saiba mais sobre as instituições
A Fundação Laço Rosa
A Fundação Laço Rosa é um portal na internet voltado para a
divulgação sobre a detecção precoce e combate ao câncer de mama. No site, o
leitor encontra informações, apoio e suporte emocional por meio do
compartilhamento de histórias de sucesso, além de artigos de especialistas:
médicos, fisioterapeutas, psicólogos e advogados. Uma espécie de “porto seguro”
para aqueles que se defrontam com o diagnóstico de câncer de mama em sua vida
ou na de alguém próximo.
A Fundação nasceu com a pretensão de ser referência
brasileira em prevenção, apoio e suporte ao câncer de mama e vem,
gradativamente, conquistando esse espaço, através de ações que privilegiam o
doente com carinho, informação e atenção.
Sua sede, localizada dentro de um espaço cedido pelo Metro do
Rio de Janeiro e pela Ong Entre Amigas, da jornalista Márcia Peltier, a
instituição investe na manutenção do Primeiro Banco de Perucas online, que doa
perucas para pacientes em tratamento de quimioterapia (não necessariamente de
câncer de mama) espalhados por todo o Brasil.
Em sua estrada para a divulgação da importância de detecção
do câncer de mama, a instituição tem conquistado algumas vitórias, como a
presença atuante na comemoração do Outubro Rosa, sendo responsável pela
iniciativa de iluminar a Igreja da Penha, o Museu de Arte Contemporânea, a
Câmara dos Vereadores e a Ponte do metrô da Praça Onze, entre outros.
No segundo semestre de 2012, a Fundação Laço Rosa foi a
representante carioca do Professional Fellows Program, em Massachusetts,
onde apresentou o projeto do Banco de Peruca, no congresso de Organizações não
Governamentais do leste Europeu, Sudeste Asiático e América. Em 2013, a
instituição fez a contrapartida ao projeto, recepcionando 13 representantes de
Organizações que trabalham com a saúde da mulher nos Estados Unidos durante a
passagem delas pelo Rio de Janeiro.
Acompanhe o comercial emocionante sobre o tema debatido.
sábado, 4 de outubro de 2014
Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
No dia 4 de outubro, é comemorado o dia Nacional do Agente Comunitário.
Profissional que faz a diferença no cuidado diferenciado a toda comunidade. Aos companheiros do Cms Rodolpho Rocco, todo nosso carinho e reconhecimento pelo belo trabalho que executam.
Sabemos que as dificuldades são inúmeras, mas o mérito de cada conquista é toda desse grupo que aprendeu fazer uma SAÚDE diferente.
Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas estamos no caminho certo.
Somos gratos pela parceria diária na defesa de um SUS que dá certo! E nunca se esqueçam: SOMOS O MELHOR LUGAR DO MUNDO!
Com toda admiração e respeito.
- Equipe amaro hamati.
- Equipe periantã.
- Equipe lago verde.
- Equipe timbó.
- Equipe itaoca.
- Equipe santa luzia.
"Ser agente de saúde é
ser povo, é viver dia a dia a vida da comunidade. È ser elo entre as
necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas
condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e
serviços de saúde."