Dengue
|
OVO DO AEDES AEGY |
Dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes Aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
|
LARVA DO AEDES AEGYPTI |
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. O mosquito se reproduz em água parada
|
Mosquito Aedes Aegypti |
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.
A dengue é uma doença grave e que pode matar.
Alguns sintomas são: Febre alta com início súbito, Forte dor de cabeça, Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, Perda do paladar e apetite, Náuseas e vômitos, Tonturas, Moleza e dor no corpo.
A prevenção é a única arma contra a doença: A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue?
Você já parou para pensar em quanto tempo desperdiçamos com atividades que não levam à nada??? Que tal usar uma pequena parcela de todo esse tempo para fazer algo que beneficie não só a você, mas a todos a sua volta??? É essa a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra a Dengue defendida pelo Instituto Oswaldo Cruz.
Inspirado em medidas adotadas em Cingapura no combate ao mosquito Aedes aegypti, o projeto tenta diminuir a incidência de Dengue em todo o país através da adoção de hábitos semanais. Em outras palavras, a iniciativa busca conscientizar a população para que as pessoas dediquem 10 minutos para a limpeza dos principais criadouros do mosquito uma vez por semana.
Em Cingapura a medida foi capaz de interromper o pico de epidemia e os pesquisadores estão confiantes. Isso porque mesmo sendo realizada apenas uma vez por semana a higienização interfere no desenvolvimento do mosquito que ele demora em media 9 dias para atingir a vida adulta. Ele costuma se reproduzir dentro das casas, daí a importância do trabalho em conjunto.
Para orientar a ação de 10 minutos contra Dengue, um guia de checagem que destaca os 13 criadouros estratégicos no ambiente doméstico foi elaborado. O material destaca as principais medidas de prevenção e disponibiliza uma tabela para auxiliar na sua checagem semanal.
E então, não deixe de fazer a sua parte. Ajude a fazer deste verão uma estação de muito sol, alegria e principalmente sem Dengue.
Baixe, Imprima
e faça sua parte na luta
contra a Dengue!