sábado, 1 de agosto de 2015

Semana Mundial da Amamentação!


Semana Mundial do Aleitamento Materno 2015

A semana mundial do aleitamento materno é celebrada todos os anos de 1 a 7 de agosto em mais de 170 países para estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo. A OPAS/OMS ativamente promove o aleitamento materno como a melhor fonte de nutrição infantil. "Amamentar e trabalhar: Para dar certo o compromisso é de todos" é o tema de 2015.
A data comemora a Declaração de Innocenti, assinada em agosto de 1990 por tomadores de decisão de governos dos países, a Organização Mundial da Saúde, Unicef e outras organizações para proteger e estimular a amamentação.
A fim de transformar o aleitamento materno em um comportamento normativo, é necessário vencer os obstáculos mais importantes que impedem as mulheres a decidir por si mesmas se desejam amamentar e por quanto tempo. Entre estes obstáculos estão a influência das práticas culturais, a escassa orientação e o apoio limitado que oferecem hospitais e serviços de saúde, as práticas inapropriadas de comercialização que utilizam os fabricantes e distribuidores das fórmulas para lactentes e outros substitutos do leite materno, bem como a ausência de proteção à maternidade e de programas que advogam pelo aleitamento materno no local de trabalho.
Uma prática cultural prejudicial está ligada às pressões, tanto explícitas quanto implícitas que impõe que não se deve amamentar em público. Muitas mulheres não se sentem à vontade para amamentar em público devido à rejeição social que surge com frequência quando o fazem. Para superar este obstáculo, as mães devem sentir o apoio social necessário para se sentir à vontade ao amamentar quando solicitado pelo seu bebê onde quer que esteja, em casa ou em público. Amamentar desta forma transmite uma mensagem clara e convincente à sua família, à comunidade e à sociedade de que o aleitamento materno é natural e ajuda a restabelecer em alguns ambientes, e a incorporar a outros, a amamentação como um comportamento normativo da mulher moderna.
Sabe-se que a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até um ano de idade reduz sensivelmente mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como diarreia e pneumonia, e ajuda na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e leucemia. Além disso, o aleitamento aumenta o QI da criança e melhora seu desempenho no trabalho quando adulto. Os benefícios para a mãe incluem a prevenção de câncer de mama e de ovário.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Adhemar Bebiano, 339 - Del Castilho, Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3217-1024 / 3217-1025

Tecnologia do Blogger.